terça-feira, 7 de agosto de 2012

Espetáculo da Cia Experimental de Dança é tema de tese de doutorado

      A professora e diretora da Cia Experimental de Dança,  Waldete Brito, defenderá na próxima sexta-feira (10/08/2012), a sua tese de doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).
     Com o título "A Poética da Improvisação e o Acaso no Processo Cênico do Espetáculo  'O Seguinte é Isso!'", a tese propõe a realização de uma análise estética e reflexiva do uso da improvisação na dança, a partir dos procedimentos criativos e encenação do espetáculo O Seguinte é Isso, apresentado desde 2007 pela Cia. 

Cena do espetáculo O Seguinte é isso!. Foto: Paulo César Lima.
        Segundo a professora, a intenção é desvelar a maneira como os intérpretes-criadores utilizam os recursos da improvisação na dança e o modo subjetivo de selecionar e reorganizar o repertório de movimento a cada nova situação surgida de forma imprevisível na cena. 
 O Seguinte é Isso! não é o primeiro espetáculo da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, que é tema de pesquisa de trabalhos acadêmicos. O espetáculo Por Onde Se Vê, apresentado pela Cia no ano de 2005, também foi tema de um trabalho de conclusão de curso na Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e de uma dissertação de mestrado em Artes na Universidade Federal do Pará; além de ser assunto de artigos publicados nas revistas Tucunduba (UFPa) e Repertório (UFBa).

Serviço:

Defesa de Dissertação
Waldete Brito Silva de Freitas: “A POÉTICA DA IMPROVISAÇÃO E O ACASO NO PROCESSO CÊNICO DO ESPETÁCULO O SEGUINTE É ISSO”
Banca Examinadora:
Profa. Dra.Maria Albertina da Silva Grebler (Orientadora-UFBA)
Profa. Dra.Eliana Rodrigues da Silva (UFBA)
Profa. Dra.Lúcia Fernandes Lobato (UFBA)
Profa. Dra.Silvia Suely Santos da Silva (IFPA)
Profa.Dra.Ana Flávia Mendes Sapucahy (UFPA)

Data: 10 de agosto 2012
Hora: 9h 
Local: Auditório da Escola de Teatro e Dança da UFPA (Tv D. Romualdo Seixas, 820).

Texto: Anna Raquel de Matos Castro - CEDWB
Foto: Paulo César Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário