Elenco

Os Intérpretes-criadores da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito

Alessandra Ewerton
Bailarina da Cia de Dança Olimpio Paiva entre os anos de 1994 a 2002. Nesta companhia dançou ballet clássico, moderno, jazz e contemporâneo e participou dos principais festivais de dança da cidade de Belém, como o FIDA, o EIDAP e o Festival do SESI, sendo neste último premiada em várias categorias em vários anos, neste festival ganhou o prêmio de melhor bailarina em 1996. Em 1997, estudou dois meses no Rio de Janeiro com os professores: Eugênia Feodorova, Emílio Martins e Regina Sauer. Em 2003 ingressou na Cia Experimental de Dança Waldete Brito.



Anna Raquel Castro

Iniciou na dança aos 8 anos de idade, como aluna de balé clássico na Escola de Teatro e Dança da UFPa, escola em que permaneceu até o ano 2000 . Foi bailarina da Cia. de Dança Jaime Amaral e é intérprete-criadora da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito desde 2002. Participou de inúmeros Festivais de Dança na cidade de Belém. É historiadora, especialista em Patrimônio Cultural e Mestra em História Social da Amazônia.


Caroline Castelo
Formada no curso de bailarino da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará -1999 a 2004. É professora de dança e coreógrafa da Cia.Athetica e ex-professora e coreógrafa do Espaço Experimental de Dança. Participou como bailarina do Festival de Dança Sesi Pará, Festival Internacional de Dança da Amazônia e Encontro Internacional de Dança do Pará. Participou do Curso de Metodologia em Dança Contemporânea para crianças – Workshop coreográfico da Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Workshop Coreográfico com a Cia. Nóslaemcasa- durante o 27° Festival de dança de Joinville-SC. Desde 2009 é intérprete criadora da Cia.Experimental de Dança Waldete Brito, com esta companhia participou de todas as apresentações realizadas fora da Cidade de Belém.
Eleonora Leal
Iniciou seus estudos de dança com a profª.Marilene Melo, foi intergrante do Grupo Coreográfico da UFPA.  É professora de dança, coreógrafa e intérprete-criadora. Graduada em Educação Física e Mestra em Artes Cênicas pela UFBA. É professora da Escola de Teatro e Dança da Ufpa. Desde 2000, é integrante da Cia.Experimental de dança Waldete Brito, tendo participado dos espetáculos Discurso (2001) – Caminhos da Amazônia (2004) - De Dentro (2004 e 2008) – Por Onde Se Vê (2005) e Corações Suburbanos (2005).




Liliany Serrão
Intérprete-criadora formada pelo Curso Técnico da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Dançou na Cia.de Ballet Jaime Amaral. Professora de dança do projeto Mais Educação. Cursa o último semestre do Curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Desde 2008 é intérprete-criadora da Cia.Experimental de Dança Waldete Brito,com esta companhia dançou em diferentes espetáculos.É ex-professora do Espaço Experimental de Dança.
Lúcia Lima 
 Iniciou sua vida artística na cena da dança em Macapá, integrando a Cia. Isadora Duncan, da coreógrafa Myrla Barreto, e posteriormente a Cia. de Dança do SESI-AP, sob a coordenação da coreógrafa Sandra Santos, com o qual se apresentou em diversos festivais locais e nacionais. Em Belém, desde 2000 passou a integrar a Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, participando dos espetáculos “De dentro”, “Entre 4 paredes”, “Por onde se vê”, “Suburbanos corações” entre outras performances. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela UFPA e atualmente cursa doutorado na PUC-SP.
Nely Lopes
Bailarina e intérprete-criadora formada pela Escola de Teatro e Dança da Ufpa. Foi professora e coreógrafa de ballet clássico do Espaço Experimental de Dança. Desde 2005, é intérprete-criadora da Cia.Experimental de Dança Waldete Brito, e nesta companhia tem participado de todos os espetáculos de dança contemporânea com temporada em diferentes lugares como: Manaus, Piauí, São Paulo, Salvador, Boa Vista,Tocantins, São Luis, etc. É graduada em Educação Física pela Ufpa e professora da rede particular de ensino, foi professora convidada do Grupo Compassos de Dança e professora- estagiária do SESC-Pa.
Valéria Spinelli
Graduada em Educação Física. Integra a Cia.Experimental de Dança desde 1998. Professora, intérprete-criadora e coreógrafa do Colégio Nsª.Srª.de Nazaré. Ministrou aula de dança no Espaço Experimental de Dança, Colégio Olimpus. Participou do Grupo de teatro Tico-Tico como atriz em várias peças teatrais. Premiada no Festival de Dança Sesi Pará, Encontro Internacional de Dança do Pará e Festival Internacional de Dança do Pará. Dançou todas as produções da companhia com apresentações em Macapá, São Paulo, Salvador, Manaus, Piauí etc.

Leonardo Gutemberg
Iniciou sua vida na dança aos 12 anos, aos 14 anos ingressou na Cia. de Artes Primícias onde permaneceu até 2008; de 2009 a 2011 foi bailarino da Companhia Compassos da Dança. Estudou na Escola de Teatro e Dança da Ufpa, no curso técnico em dança até 2012. Já participou de diversos Festivais e Eventos de Dança regionais e nacionais e é Intérprete-criador da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito desde janeiro de 2012. 



Fotos: Marcelo Seabra, Thiago Araújo, Paulo César Lima e Mauro Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário