Espetáculos





Festa na Cidade - 2012
Fotos: Mauro Ângelo

Release: Festa na Cidade é um espetáculo de dança contemporânea que tem como temática o brega, assunto de destaque no cenário artístico musical da atualidade. Entendido como estilo, ritmo, moda, ou mesmo como símbolo de mau gosto e cafonice; a “cultura brega” passou a ganhar cada vez mais espaço nas mídias nacionais e internacionais, sobretudo como um símbolo cultural do Estado do Pará. Este ritmo dançante em suas características peculiares veio ganhando espaço na região, incluindo as festas, as tecnologias, as vestimentas, os modos de dançar e as suas várias denominações, entre as quais o “Techno”, o “Melody” e o “Pop”.
O desafio do espetáculo é traduzir em movimentos de dança contemporânea grande parte das informações que envolvem o “universo brega”, quer seja pela viagem musical consagrada pelo público, até o fervor atual das Festas de Aparelhagens, ou pelas coreografias apresentadas pelos intérpretes-criadores que pressupõem vários sentidos e interpretações que o termo Brega possibilita. Assim, o cotidiano das festas e alguns passos e conduções da dança de salão ganham releituras na poética contemporânea concebida pela Cia.Experimental de Dança Waldete Brito. 
FICHA TÉCNICA

Direção geral e Concepção: Waldete Brito

Concepção coreográfica: Waldete Brito e intérpretes-criadores

Assistente de direção e coreografia: Eleonora Leal e Jean Gama

Assistentes de Pesquisa: Anna Raquel Castro, Elyene Lima, Alessandra Ewerton.

Consultoria de Pesquisa: Prof. Dr. Maurício Costa (UFPa)

Elenco: Alessandra Ewerton, Anna Raquel Castro, Carol Castelo, Elyene Lima, Jean Gama, Leonardo Gutemberg, Liliany Serrão, Nely Lopes.

Intérpretes-criadores Convidados: Diego Jacques, Diego Pompeu, Luana Oliveira e Nigel Anderson.

Preparação vocal: Lúcia Uchôa

Pesquisa musical: Elyene Lima

Pesquisa de figurino: Ézia Neves

Fotografia: Mauro Ângelo e Giselle Moreira

Sonoplastia: Waldete Brito

Ensaiadora: Eleonora Leal

Projeto de Luz :Patricia Gondim

Iluminação: Oriana Bitar

Assistente de palco: Heberton, Elisangela Leal, Lúcia Lima







(Des)vestido - 2009

Foto: Paulo César Lima
Release: É uma poética coreográfica em dança contemporânea que parte do cerne do poema O Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade, como inspiração para tecer a dramaturgia da dança. O texto configura-se como o pretexto de leituras subjetivas e modos distintos de inscrever o poema no corpo. A maneira como cada intérprete-criador lê o poema e converte a gramática textual em gramática coreográfica é do mundo particular de cada um e, neste contexto a intertextualidade cênica se materializa.  Na cena, o texto coreográfico cruza-se com o texto poema, porém, não encenamos a literalidade do poema, mas, o modo como sentimos a essência da narrativa que permeia o caso do vestido.  (Des)vestimos o poema de diferentes modos,  e pelo movimento corporal revelamos a nossa leitura em gestos e movimentos que traduzem outros poemas que se deslocam no tempo e espaço das 11 cenas da dramaturgia geral.  Assim, no interior de cada cena coreográfica, a dança vira poema e o poema é a dança no sentido de cada corpo dançante.
Foto: Thiago Araújo

FICHA TÉCNICA
Direção geral e Concepção: Waldete Brito
Intérpretes criadores: Alessandra Ewerton, Elyene Lima, Carol Castelo, Nely Lopes,
Liliany Serrão,  Valéria Spinelli, Rafael Dorn e Jean Gama
Pesquisa musical: Elyene Lima e Walter Silva
Pesquisa de figurino: Waldete Brito e intérpretes
Fotografia: GiselleMoreira e Paulo César Lima
Sonoplastia: Waldete Brito
Ensaiadora: Eleonora Leal
Projeto de Luz: Patricia Gondim e Oriana Bitar
Iluminação:  Walter Filho
Consultoria teatral: Marton Maués e  Wlad Lima
Filmagem Marcelo Rodrigues
Duração: 40 minutos


O Seguinte é Isso... - 2007

Foto: Alessandra Ewerton

Release: Trata-se de um espetáculo desvencilhado do rigor da criação “tradicional” de compor coreografias.  A improvisação se configura como o recurso poético que provoca  o intérprete-criador a experimentar as  fronteiras do movimento previsível e imprevisível, do planejado e não planejado através de situações cênicas que emergem do acaso. O desafio de elaborar a dança no exato instante da apresentação exige do intérprete uma constante e renovada prontidão na perspectiva de lidar com os erros, acertos e os riscos de uma dança em processo. Aqui, o rigor, a regra, a narrativa, os gestos e os movimentos são de responsabilidade daquele que dança a sua própria criação ao sabor do devir de estar em cena. 

Foto: Marcelo Seabra

FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Waldete Brito
Intérpretes-Criadores: Alessandra Eewerton, Elyene Lima, Nely Lopes, Carol Castelo,  Liliany Serrão, Valéria Spinelli, Edson Lima, Rafael Dorn e Jean Gama
Projeto de luz e iluminação: Iara Regina
Ensaiadora: Eleonora Leal
Sonolplastia:  Waldete Brito
Figurino: Pesquisa do próprio elenco
Fotografia: Marcelo Seabra e  Paulo C.Lima.





Corações Suburbanos - 2005

Fotos: Marcelo Seabra
Release: É um espetáculo de dança contemporânea, cuja proposta de pesquisa coreográfica não implica em apenas descobrir e explorar a dança concebida para a rua, mas também, fomentar a investigação dos códigos corporais de cada bailarino, na inter-relação das múltiplas interferências que acontecem no espaço do próprio corpo na cena, e a sua relação com o espaço urbano, como por exemplo, em uma praça pública. Neste contexto, o espetáculo utiliza a própria ambientação urbana como cenário e faz um mergulho no universo feminino, tratando o corpo em todo o seu contexto emocional, onde a criação coletiva e a improvisação ocupam um lugar chave na construção da dramaturgia da dança. Dança, música, texto e canto estão simbolicamente materializadas em cena, corroborando para desvelar a multiplicidade dos gestos cotidianos e diferentes  estados de corpo, através da solidão, paixão, amor, angústia, alegrias... e carnaval. Com trilha sonora do compositor e cantor Chico Buarque, internacionalmente conhecido, que tão bem fala aos corações suburbanos. 


Por Onde se Vê... - 2005



Release: é um espetáculo de dança contemporânea que tece relações com a dança no ambiente das artes plásticas. Uma poética que se apropria do espaço e atmosfera de uma exposição para criar ícones, no sentido de  signos imagéticos. Uma viagem visual e coreográfica materializada em oito quadros dançantes, cujas, formas, conteúdos e significados emergemdo interior de cada corpo na relação com o material e espaço cenográfico. O público em seu olhar caminhante visita quadro a quadro, e cabe ao mesmo a hora de entrada e saída do espetáculo. Da mesma forma, decide por onde vai começar a ver a dança e, se quiser, pode revisitar a mesma tela quantas vezes desejar. Este espetáculo fica aberto a visitação pública por cerca de 2h, e não faz uso de música mecânica. A sonoridade vem apenas dos 400 metros de conduítes corrugados (mangueira plástica) que veste o bailarino. Este processo criativo foi  concebido para ser encenado em espaços como galerias, museus, teatros com palco arena ou semi arena ou em espaços alternativos com possibilidades de receber a dança e a performance no mesmo espaço cênico


 Ficha Técnica: 

Direção geral e coreográfica: Waldete Brito.

Intérpretes: Anna Raquel Castro; Eleonora Leal; Elyene Lima; Érica Gomes; Lindemberg Monteiro; Rose Marques; Valéria Spinelli.

Participação: Dalva Santos; Kleber Dümerval; Michel Eutrópio.

Cenografia: Jorge Cunha.

Iluminação: Patrícia Gondim

Curadoria: Beth Gomes (dança) e Emanuel Franco (artes visuais).

Figurino: N&F

Fotografia: Marcelo Seabra e Giselle Moreira


Caminhos da Amazônia - 2004



Release: A sonoridade poética das composições do maestro e compositor paraense  Waldemar Henrique, abre caminho para o diálogo cênico-coreográfico. Lendas, cantos, ruidos de chuva e rios diluídos na partitura musical alimentam a imaginação criativa do corpo dançante. O amor incondicional do casal indígena na música o Tamba tajá, é concebido coreograficamente no espaço aéreo, a música abaluaê com sua forte bartida ecoa no espaço através da percussão ao vivo, que se mistura a capela e envolve os intérpretes criadores no tempo-espaço de sua expressão. Os vários tecidos presos ao teto do teatro e espalhados pelo chão criam furos onde o rio escorre sem obstáculos. 



Ficha técnica
Direção e concepção: Waldete Brito
Coreografia: Waldete Brito e intérprete criadores
Intérpretes: Alessandra Ewerton, Elyene Lima, Eleonora Leal, Valéria Spinelli e Carlos Moraes
Figurino: Francy Assis
Música: Waldemar Henrique
Fotografia: Alessandra Ewerton
Cenografia: criação coletiva









Entre 4 Paredes - 2003


Release: trata-se de um espetáculo que apresenta distintas
narrativas pessoais vividas em diferentes compartimentos
de uma casa. Sentimento, memória, ações e reações que
remetem ao cotidiano são materializadas esteticamente e
desveladas em cada espaço cênico. O palco em forma de
arena é transformado em uma casa divida em sala, quarto
e cozinha; nestes ambientes, a dança emerge através das
trocas sensoriais entre os intérpretes-criadores na
relação com as mobilhas próprios de cada lugar, sofá,
cama, mesa, cadeiras, e mais um prato de brigadeiro
disputado no final do espetáculo pelo público, compõem a
atmosfera das narrativas vividas entre quatro paredes

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO: Waldete Brito
COREOGRAFIA: Waldete Brito
INTÉRPRETES: Alessandra Ewerton, Elyene Lima,
Liliany Serrão,Valéria Spinelli, Raquel Castro, Nely
Lopes, Lúcia Lima, Edson Lima
Fotografia: Marcelo Seabra e Giselle Moreira
Figurino: Pesquisa do próprio elenco
Sonoplastia: Waldete Brito
Projeto de Luz e Iluminação: Patricia Gondim e
Oriana Bitar
Cenografia: Jorge Cunha



Discurso - 2001


Release: Aponta para o encontro entre duas amigas, trata-se de um diálogo coreográfico constituído por falas indizíveis,gestos e movimentos que traduzem os modos particulares de sentir e estar no mundo. Neste encontro emergemvariados questionamentos sem soluções e respostas, mas carregado de movimentos de tensão, intensidade edinâmicas criativas que alteram a temperatura do espetáculo entre o drama e o cômico.

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO: Eleonora Leal e Waldete Brito
COREOGRAFIA: Eleonora Leal e Waldete Brito
INTÉRPRETES: Eleonora Leal e Waldete Brito
FIGURINO: Francy Assis
MÚSICA: Waldemar Henrique
Consultoria artística: Beth Gomes
Iluminação: Iara Regina
Videomaker e Fotografia : Andre Mardock
 



De Dentro -2000 (com novas versões em 2004 e 2008)

Fotos: Marcelo Seabra

Release: É uma poética contemporânea que usa o cenário como o espaço de investigação com outras possibilidades de gerar ações coreográficas. O cenário é tão dinâmico quanto a dança, é o espaço onde surge as coreografias, assim, as portas cênicas são vias de entrada e saída para desvelar as questões emocionais onde o drama, a força, a paixão e o devir corporal são convertidos em signos que pressupõe múltiplas interpretações. 

  










FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO: Waldete Brito
COREOGRAFIA: Waldete Brito
INTÉRPRETES: Alessandra Ewerton,
Elyene Lima, Luana Oliveira, Liliany
Serrão,Valéria Spinelli, Raquel Castro, Nely
Lopes, Lúcia Lima, Diego Pompeu,
Leonardo Gutemberg
Fotografia: Mauro Ângelo
Sonoplastia: Waldete Brito
Projeto de Luz e Cenografia: Patricia
Gondim e Oriana Bitar

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário