sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cia Experimental de Dança volta aos palcos com o espetáculo "Festa na Cidade"

 
Festa na Cidade é um espetáculo de dança contemporânea que tem como temática o brega, assunto de destaque no cenário artístico musical da atualidade. Entendido como estilo, ritmo, moda, ou mesmo como símbolo de mau gosto e cafonice; a “cultura brega” passou a ganhar cada vez mais espaço nas mídias nacionais e internacionais, sobretudo como um símbolo cultural do Estado do Pará. Este ritmo dançante em suas características peculiares veio ganhando espaço na região, incluindo as festas, as tecnologias, as vestimentas, os modos de dançar e as suas várias denominações, entre as quais o “Techno”, o “Melody” e o “Pop”.

O desafio do espetáculo é traduzir em movimentos de dança contemporânea grande parte das informações que envolvem o “universo brega”, quer seja pela viagem musical consagrada pelo público, até o fervor atual das Festas de Aparelhagens, ou pelas coreografias apresentadas pelos intérpretes-criadores que pressupõem vários sentidos e interpretações que o termo Brega possibilita. Assim, o cotidiano das festas e alguns passos e conduções da dança de salão ganham releituras na poética contemporânea concebida pela Cia.Experimental de Dança Waldete Brito. 



 
 
 
 A pesquisa  feita pelos bailarinos para a concepção do espetáculo teve como base o livro "Festa na Cidade: o circuito bregueiro em Belém do Pará", do pesquisador, doutor em Antropologia e professor da Universidade Federal do Pará, Antônio Maurício Costa. Além disso, os intérpretes-criadores  tiveram aulas de dança de salão e realizaram pesquisas de campo em festas de aparelhagens e bailes da saudade existentes na cidade de Belém.
Sucesso de público na sua primeira temporada (ver matéria aqui), o espetáculo Festa na Cidade volta a ser exibido nos dias 2 e 3 de março de 2012, no Bar CamarIn Cultural (Av. Senador Lemos, 252, Umarizal - próx. a Almirante Wandenkolk), às 21h. Os ingressos custam R$20, com meia entrada para estudantes. Participação Especial da cantora Iva Rothe.
 
Texto: Anna Raquel Castro e Waldete Brito
 
Imagens: Mauro Ângelo(fotos) e Nigel Anderson (cartaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário